PI-20 – PIRÔMETRO COM MEMÓRIA (CHT)

R$310,00R$374,00

Permite avaliar a temperatura da câmara de combustão (cilindro, CHT), verificando a temperatura na borda da vela através de sensor montado entre a vela e o bloco do motor. Com memória, apresentando a temperatura máxima gerada. Veja também Pirômetro PI-10 (/EGT).

Sensor incluso. Pode ser fornecido:
– Com sensores SPI-20 ou 30 ou 40 para CHT/olhal, de 80Cº a 270ºC (176ºF a 518 °F).
– Com sensores SPI-10 para CHT/baioneta, de 0 a 300 °C (32°F a 572°F)

Opção para mostrar em °C ou °F.

Tem duas saídas de alarmes inclusos:
a) Saída para (buzzer) display (pisca).
b) Saída para Atuador Externo e Shift Light.

Buzzer e Relé são opcionais.

Temos modelos de pirômetros e sensores para acompanhar a temperatura dos gases de exaustão (EGT) e dos cilindros (CHT), permitindo avaliar cilindro por cilindro. Veja fotos dos sensores e instalações em IMAGENS de cada modelo de pirômetro em INSTRUMENTOS  ou dos sensores em ACESSÓRIOS, clique aqui.

Ideal acompanhar temperatura dos gases resultantes da combustão (EGT) de cada cilindro, instalando um sensor em cada saída dos cilindros. Se instalar apenas um sensor (SPI-50) após a junção das saídas dos cilindros, será acompanhada a temperatura média dos mesmos, dificultando localizar deficiências em cada um deles. O preço deste modelo de pirômetro  é maior porque a fabricação do mesmo envolve componentes eletrônicos específicos e no sensor se aplicam  materiais que suportem a elevada temperatura e resista ao desgaste por abrasão  devido ao elevado fluxo de gases super aquecidos passando pelo sensor.

Alternativa de menor custo consiste em acompanhar a temperatura dos cilindros (CHT), instalando um sensor em cada cilindro. Se instalar apenas um sensor , será acompanhada a temperatura deste cilindro e os demais ficam sem acompanhamento, dificultando localizar deficiências em cada um deles.  Temos duas possibilidades de medir a temperatura do cilindro: a) verificando a temperatura na borda da vela através de sensor montado entre a vela e o bloco do motor (CHT/ Olhal, SPI-20 ou -30 ou -40) ou, b)  em acessos próximos aos cilindros e velas (CHT/ Baioneta, SPI-10) que alguns motores tem disponíveis evitando uso nas velas. Em muitos casos a vela fica embutida / rebaixada no bloco do motor, dificultando a montagem do sensor em formato olhal na vela, facilitando ser danificado quando na manutenção frequente das velas. Importante considerar que a temperatura acompanhada é uma amostragem da temperatura da combustão dos gases. No  caso do sensor em formato olhal, o elemento sensor está na extremidade do prolongamento da lâmina de latão (bom condutor de calor) na junção com a extremidade do cabo do sensor, um pouco afastada da união entre a vela e o bloco do motor e exposta à temperatura ambiente. A lâmina de latão deve ser dobrada rente a vela e o cabo imobilizado para não romper com a vibração do motor. Dependendo do espaço em torno da vela, se embutida / rebaixada ou não, necessário observar as possibilidades disponíveis deste sensor detalhados nas descrições dos mesmos: com tipo NTC ou com tipo K (com aliviador ou sem aliviador), considere que a distância da vela ao elemento sensor  pode alterar a amostragem da temperatura. O aliviador ajuda a proteger quanto ao rompimento do cabo, mas importante imobilizar mesmo assim.

Temos pirômetros que permitem acompanhar: 1, 4, 6 ou 8 canais simultaneamente, com sensores para EGT ou CHT. Veja demais modelos: PI-10, PI-20, PI-40, PI-60 e PI-80.

Pode ser fornecido:
– Com sensores SPI-20 ou 30 ou 40 para CHT/olhal, de 80Cº a 270ºC (176ºF a 518 °F). Ver opções de dimensões abaixo.
– Com sensores SPI-10 para CHT/baioneta, tipo K, de 0 a 300 °C (32°F a 572°F)
Para CHT/ Olhal, verificar se o alojamento da vela no bloco do motor permite encaixe e montagem do sensor. Dimensões do elemento sensor, temos os modelos:
a) SPI-XX-NTC, tipo NTC: para velas não rebaixadas ou embutidas. O alojamento do elemento sensor é maior e pode interferir com a vela e com o motor na montagem em velas rebaixadas. Veja fotos e dimensões em “IMAGENS”.
b) SPI-XX-K, tipo K: para velas rebaixadas ou embutidas. O alojamento do elemento sensor é menor, com aliviador ou sem aliviador. Veja fotos e dimensões em “IMAGENS”.
Para CHT/ baioneta, verificar se o motor tem os acessos (furos e roscas ou adaptadores) próximos às velas e cilindros. Alguns motores tem estes acessos disponíveis evitando mexer nas velas que tem manutenção frequente.
NOTA: Consulte-nos em caso de dificuldade de instalação. (Ex: vela rebaixada, etc) podemos alterar o sensor sob encomenda.

Com termopares tipo J podemos medir até 1200°C, tipo K até 1372°C, tipo B até 1800 °C e tipos S ou R até 1664 °C. Sob encomenda. Consulte-nos.

Na compra, definir qual sensor será utilizado (SPI-10, ou SPI20, ou SPI-30, ou SPI-40) e comprimento, se for o caso:
SPI-10 – SENSOR PARA PIRÔMETRO / TERMOELEMENTO FLEXIVEL (CHT) (TIPO BAIONETA)
SPI-20 – SENSOR PARA PIRÔMETRO – SENSOR DE TEMPERATURA DE CABEÇOTE (CHT) /OLHAL (18,7MM), se -NTC ou -K
SPI-30 – SENSOR PARA PIRÔMETRO – SENSOR DE TEMPERATURA DE CABEÇOTE (CHT) (OLHAL 14,5MM), se -NTC ou -K
SPI-40 – SENSOR PARA PIRÔMETRO – SENSOR DE TEMPERATURA DE CABEÇOTE (CHT) (OLHAL 12,5MM), se -NTC ou -K

Quanto ao cabo tipo K de malha trançada do termopar, para evitar erro de medida de temperatura:
– Pode ser cortado / encurtado.
– Pode ser emendado. Mas, somente com cabo de Compensação Tipo K e sem inverter a polaridade dos fios.
– Pode ser emendado com cabo simples. Mas, a emenda deve ser exposta à temperatura “ambiente” e não em altas ou baixas temperaturas, sob visto de alterar a temperatura mostrada pelo instrumento. Recomendável é utilizar cabo de compensação Tipo K. Consulte-nos, se for o caso.

Possível fornecer com comprimentos maiores. Sob encomenda a ser confirmado no pedido de compra. Cabos serão emendados com Cabo de Compensação tipo K. Caso cliente deseje sem emenda favor contatar, por que terá custo maior e prazo de entrega longo. Consulte-nos.

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Descrição

Para que serve o PI-20:

O pirometro cht PI-20 é um  instrumento para indicar a temperatura dos cilindros no veículo ou  outro equipamento similar.

Aplicações diversas do pirometro cht PI-20:

Pode ser usado como: CHT, medir CHT, medidor CHT, temperatura CHT, temperatura no escape, sensor CHT, pirometro digital auto carro, pirometro forno, pirometro forno industrial, pirometro industrial, pirometro digital, pirometro digital automotivo, pirometro termometro medidor de temperatura, medidor de temperatura para forno industrial,  instrumento de painel para automóveis, carros, motos, máquinas, equipamentos.

Atuamos como indústria, fabricante, fornecedor de indicador de temperatura pirometro PI-20.

Funcionamento do indicador de temperatura cht:

Características :

  • Circuito eletrônico com microprocessador, usando tecnologia SMD, resultando em mais confiabilidade, durabilidade e mais recursos ao usuário;
  • Não contém peças mecânicas sujeitas a desgastes e aferições periódicas
  • A utilização de mostrador digital permite visualização rápida;
  • Indicado para montagem em painéis ou suportes/copos automotivos;
  • Fabricado: Compacto retangular 34x23mm (GP-20), Redondo 52mm, Normal e SLIM (GP-52), Quadrado DIN 48x48x90 (GP-48). Outras opções, ver: Molduras e Suportes.
  • Alimentação: 8 a 18VDC, para veículos 12 Volts. Para 24 Volts ou outras redes elétricas, ver opcionais;
  • Alarme programável pelo usuário, caso ultrapasse o limite programado. O display pisca como alerta;
  • Proteção quanto a inversão de polaridade da alimentação;

 

Para uma mesma aplicação, temos outros modelos com alternativas que permitem agregar funcionalidade, estética diferenciada, dar acabamento e facilitar nas instalações dos instrumentos:

  • agrupamento de funções: Multifuncionais.
  •  formatos e tamanhos: redondos, quadrados, retangulares, verticais, horizontais, ovais, compactos (GP-20).
  • cores: molduras, painel de fundo e iluminação.
  •  gabinetes: sobrepor, abraçadeira, embutir, curtos (SLIM) ou padrão,  resistentes a água (Standard) ou não (Street), maresia.
  • suportes e adaptadores variados.
  • diesel, gasolina, álcool ou GNV.
  • sensores: inclusos para modelos padrão, salvo casos indicados. Sensores alternativos para facilitar aplicações.
  • controle de brilho, alarmes visual e sonoro, atuador externo (saída para relé), memória.
  • alimentação: diversas redes.

Com estas possibilidades, é possível montar um conjunto harmonioso de instrumentos, evitando misturar instrumentos com diferentes estilos de fabricação ou minimizar com conjuntos já existentes.

Alternativas de Cores, Molduras, Suportes, Sensores, Outros Opcionais e Acessórios, ítens que permitem agregar funcionalidade, facilitar instalações e dar acabamento nos instrumentos. veja no catálogo completo: Clique aqui.

Consulte o manual. Clique aqui.

Informação adicional

Peso1 kg
Dimensões15 × 15 × 15 cm
Cor

Azul, Vermelho

Tipo

Standard, Street

Painel

Preto, Prata

Moldura

Preto, Prata, Cromado